PROJECTO:  SELAGEM DA LIXEIRA DA SILVEIRA - LAJES DO PICO CLIENTE:     ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA ILHA DO PICO LOCAL:        ILHA DO PICO ANO:           2007 RESUMO:         O   projecto      teve      como      principal      objectivo      a      recuperação   e   integração      paisagística      da      lixeira   da   Silveira,   de   modo   a   possibilitar   a recuperação do espaço existente e minimizar os impactes ambientais decorrentes do seu actual estado. Foram dimensionadas as diversas infra-estruturas de protecção ambiental que visam a minimização dos impactes ambientais negativos gerados pela lixeira, bem como as necessárias à monitorização ambiental. A ECOserviços realizou o projecto em 2007 e a obra em 2009 já se encontrava concluída. O Dono de Obra foi a Associação de Municípios da Ilha do Pico e a obra teve um custo na ordem dos 375.500€.
PROJECTO:  FISCALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DO ATERRO DE MULENVOS DE CIMA CLIENTE:     ELISAL LOCAL:       LUANDA-ANGOLA ANO:          2008 / 2011 RESUMO:      A   fiscalização   da   operação   do   aterro   sanitário   de   Mulenvos   de   Cima   foi   iniciada   pela   ECOserviços/Sitel   Angola   com   o   início   da exploração, a cargo do consórcio construtor. A   fiscalização   visa   verificar   e   acompanhar   todas   as   actividades   decorrentes   da   operação.   Desde   a   recepção   dos   resíduos   até   à   sua   triagem   e deposição final nas células, controlo das águas lixiviantes produção de biogás, gestão de máquinas e operacional.
PROJECTO:  ATERRO SANITÁRIO DO HUAMBO CLIENTE:     GOVERNO PROVINCIAL DO HUAMBO LOCAL:        HUAMBO - ANGOLA ANO:           2011 RESUMO:         O   aterro   sanitário   do   Huambo   destina-se   à   deposição   de   Resíduos   Sólidos   Urbanos,   ou   equiparados   e   prevê-se   que   a   sua   construção se inicie em 2011. A   área   prevista   para   a   implantação   do   aterro   com   todas   as   infra-estruturas   incluídas   corresponde   a   aproximadamente   100   ha,   dos   quais   60   ha serão destinados ao confinamento dos resíduos e cerca de 13 ha à selagem da lixeira actual. Este   projecto   foi   elaborado   para   servir   uma   população   de   cerca   de   2   milhões   de   habitantes   no   horizonte   de   projecto   e   deverá   ter   uma   vida   útil   de 20 anos. Estima-se que para a vida útil do aterro, a produção de resíduos será de 10 milhões de toneladas. Para além da preparação dos alvéolos, o aterro envolverá a construção das infra-estruturas gerais, administrativas e de apoio. Ainda no âmbito deste projecto, foi elaborado o Manual de Exploração do aterro que deverá nortear os trabalhos de operação e manutenção.
PROJECTO:  CVOC DAS FLORES CLIENTE:     SRAM - GOV.REGIONAL AÇORES LOCAL:       ILHA DAS FLORES - AÇORES ANO:          2009 RESUMO:         O   projecto   da   CVOC   da   Ilha   das   Flores   já   em   construção   é   constituído   por   um   centro   de   recepção   e   processamento   de   vários   fluxos   de resíduos,   desde   os   RSU   e   recicláveis   até   aos   RIP   E   RINP,   uma   estação   de   transferência   para   estas   ilhas   e   uma   central   de   valorização   orgânica   por compostagem. O tratamento do ar é realizado por biofiltro e para o tratamento dos lixiviados foi prevista uma ETAL.
PROJECTO:  ATERRO SANITÁRIO DA GRACIOSA E CVOC CLIENTE:     SRAM - GOV. REGIONAL AÇORES LOCAL:        ILHA GRACIOSA - AÇORES ANO:           2009 RESUMO:            Este   projecto   foi   elaborado   para   servir   cerca   de   5000   habitantes,   ou   seja,   a   população   de   toda   a   ilha,   por   forma   a   se   encerrar   o   aterro anterior. O   projecto   da   CVOC   da   Graciosa   já   construido   é   constituído   por   um   centro   de   recepção   e   processamento   de   vários   fluxos   de   resíduos,   desde   os RSU e recicláveis até aos RIP E RINP, uma estação de transferência para estas ilhas e uma central de valorização orgânica por  compostagem. O tratamento do ar é realizado por biofiltro e para o tratamento dos lixiviados foi prevista uma ETAL.
PROJECTO:   DEFINIÇÃO DOS CIRCUITOS DE RECOLHA DE RECICLÁVEIS DO SISTEMA INTERMUNICIPAL DE RECOLHA SELECTIVA,                      TRANSPORTE E VALORIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS, DOS MUNICÍPIOS DO ALENTEJO LITORAL,                     ALJUSTREL E FERREIRA DO ALENTEJO CLIENTE:     AMBILITAL LOCAL:        ALENTEJO LITORAL, ALJUSTREL E FERREIRA DO ALENTEJO ANO:           2007 RESUMO:   Execução de um cadastro com a informação georeferenciada de todas as infra-estruturas disponíveis e contentores destinados à recolha selectiva, bem como a sua frequência de recolha e respectivo calendário. Foi ainda feita uma recolha de dados exaustiva sobre as principais características dos seis municípios servidos, nomeadamente, distribuição da população residente por lugar, rede viária, produção mensal de resíduos, composição física dos resíduos produzidos, entre outras. Com base no cadastro, foram criados circuitos (rotas) de recolha a implementar com estimativa das quantidades de resíduos a recolher em cada ecoponto e dos tempos totais respectivos (de percurso e das operações de carga/descarga). As rotas criadas foram optimizadas à luz do princípio da minimização dos custos do sistema de recolha, impondo restrições relativas aos níveis mínimos de serviço a assegurar. Finalmente, procedeu-se à afectação destas rotas aos veículos, definindo um calendário periódico de operação  do sistema.
REMOÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
ECOserviços 2014   Estrada do Pau Queimado 622, Montijo   00 351 213 944 130   global@ecoservicos.pt
Global Environmental Service
LIXEIRA DA SILVEIRA VER IMAGENS ATERRO DE MULENVOS (ANGOLA) VER IMAGENS ATERRO DO HUAMBO (ANGOLA) VER IMAGENS CVOC DAS FLORES VER IMAGENS CVOC DA GRACIOSA VER IMAGENS RECOLHA DE RECICLÁVEIS VER IMAGENS